Amostra Grátis 480 x 60 - www.vendamais.com.br

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

RECEBIMENTO DE CHEQUES ! - DICAS IMPORTANTES

     ATK SISTEMAS DE CONSULTAS DE CRÉDITO 
      

Ainda é uma boa opção para aceitá-los, desde que tenha um correto procedimento no recebimento.
Pesquisas recentes elaboradas pela SERASA, mostram que de cada 1000 cheques compensados, 18 são devolvidos por motivo de sem fundos, furto/roubo, sustação, adulteração, clonagem e outras irregularidades. Isso representa 1,82%, bem menos do que a taxa cobrada de administradoras de cartões de crédito. Mas, conforme pesquisa realizada junto aos nossos clientes, isso pode baixar perto de 0,2%, desde que, tenha um procedimento correto na hora de receber o(s) cheque(s).
Sendo assim, abaixo repassamos algumas “dicas” que poderão ajudar também sua empresa nesse aspecto. Pois, nossa consulta de CHEQUE está mais completa e com informações importantes para uma minuciosa análise.

      Como o cheque isoladamente não prova nada, solicite sempre ao cliente:

  1. O cartão bancário para conferência da assinatura e dados do cheque (agência, conta e nome)
  2. O documento de identidade do cliente (RG ou Carteira de Motorista). Ele é indispensável para comparação da assinatura, foto, data de nascimento e o nome da mãe.
Obs.: Nem sempre a assinatura é igual no cheque. Saliente ao cliente que essa checagem é para segurança principalmente dele. Pois, pode outra pessoa ter roubado/furtado seus documentos e cheque e tentar se passar por ele no momento da compra.
Recomendamos deixar em lugar visível (display perto do caixa) a seguinte mensagem:
“Aceitamos cheques, desde que:
  1. Seja de pessoa física e esteja presente o correntista
  2. Seja apresentado o cartão do Banco e documento de identidade
  3. Seja realizado consulta de verificação de restrições”

No momento da consulta:

Digite sempre o CMC-7 (veja abaixo o que é CMC-7) e o número do telefone (informado pelo cliente). Se não tiver telefone, solicite o CEP de seu endereço. E cruze essas informações, com as que o cliente lhe informar. Pois, na resposta da consulta além de mostrar as restrições (caso tenha) mostrará o endereço de instalação do telefone (se é comercial ou residencial) e os últimos 5 números de telefones fornecidos pelo cliente em consultas anteriores, e também o endereço e telefone do Banco sacado (confira com o cheque).
A consulta do CHEQUE, traz também o registro da quantidade de acessos ao documento consultado por outras empresas e a respectiva data em que foram realizados, nos últimos 90 dias.
Desta forma, sua empresa passa a ter muito mais segurança no recebimento de cheques e diminuição no risco de fraudes.

IMPORTANTE:
Esses Bancos já estão OnLine: Unibanco, Banespa, Santander Brasil, Santander Meridional e Banrisul , ou seja, quando realiza a consulta, ela vai até a conta-corrente do cliente checar:
·  CONTA E AGENCIA ATIVAS
·  CONTA ENCERRADA
·  CONTA INATIVA
·  DOC CONSUL. NÃO CONFERE COM TITULAR CTA
·  Data de abertura ou encerramento da conta (DDMMAAAA)
Veja em nosso site, modelo de resposta de consulta: http://www.atk.com.br/site_usuarios-ex-recheque2.htm

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário