Amostra Grátis 480 x 60 - www.vendamais.com.br

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Indicador Serasa Experian - Inadimplência com cheques mantém queda e é a menor em seis anos

INDICADOR SERASA EXPERIAN DE CHEQUES SEM FUNDOS- OUT/2010
Apertado, consumidor tem preferido utilizar cartão de crédito em suas compras
São Paulo, 18 de novembro de 2010 A inadimplência com cheques continua apresentando queda. Durante os dez meses de 2010, foram devolvidos 1,78% de cheques no país, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Considerando o acumulado de janeiro a outubro, foi o menor percentual verificado desde 2004, quando retornaram 1,58% de cheques.
Ainda de acordo com o levantamento, em outubro 1,56% dos cheques compensados foram devolvidos por falta de fundos. Foi o menor valor registrado desde janeiro de 2005. Na ocasião, houve 1,53% de devoluções.
Os recuos seguidos no percentual de cheques devolvidos se devem, principalmente, à preferência do consumidor em utilizar cartões de crédito, tanto nas vendas à vista quanto nas vendas a prazo. O cartão de crédito ganha espaço por suas facilidades e aceitação generalizada, por oferecer a possibilidade de amortização mínima, na modalidade rotativo, e por financiar as compras do consumidor em prazos cada vez mais longos. Esta reestruturação no uso do cheque não corresponde a nenhuma conjuntura econômica e sim a uma adaptação dos hábitos do consumidor, ante o endividamento crescente.
A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue caindo neste final de 2010 e sofra alguma pressão no 1º trimestre de 2011, em razão das compras do consumidor neste Natal.
*Confira abaixo tabela com os números de cheques devolvidos e compensados.
Nos estados e regiões      

De janeiro a outubro, o Amapá foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (10,93%). São Paulo, por sua vez, foi o estado com o menor percentual (1,34%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos dez primeiros meses do ano, com 4,02%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,45%. 
Veja abaixo o ranking completo com o percentual de cheques devolvidos de janeiro a outubro de 2010, por Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário