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quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Registrar alerta sobre roubo ou perda de documento no feriado previne fraudes, orienta Serasa Experian

Notícias
11/10/2012


Comércio também precisa ficar atento para não ter prejuízo que pode aumentar em 25% nos feriados; cuidados simples podem ajudar consumidores e comerciantes a se prevenirem contra os golpistas

Amanhã, 12 de outubro, é feriado de Nossa Senhora Aparecida, data em que também é comemorado o Dia das Crianças. Nos feriados é comum aumentar o fluxo de pessoas nos centros comerciais das cidades do país, por isso, é a hora em que o comércio aproveita para ampliar suas vendas. Apesar disso, os especialistas em soluções antifraudes da Serasa Experian alertam para que o comerciante e o consumidor tenham cuidado redobrado para não sofrerem prejuízos com fraudes.

Muitas vezes, o consumidor que tem seu documento extraviado deixa de tomar cuidados fundamentais. Qualquer pessoa que tiver um documento roubado ou perdido no final de semana prolongado pelo feriado de 12 de outubro, além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O), deve registrar gratuitamente um alerta no Serviço de Documentos Roubados da Serasa Experian para bloquear os documentos com o objetivo de prevenir que eles sejam utilizados por golpistas. Segundo levantamentos da empresa, o risco de ser vítima de fraude é dobrado para o consumidor que tem seus documentos extraviados.

O registro do extravio de folhas de cheques e documentos, como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor, pode ser feito de maneira prática e segura pela internet, no endereço www.serasaconsumidor.com.br/gratuito_roubados.html, ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor, no número (11) 3373 7272, que funciona os 7 dias da semana, das 8h às 21h. Se alguém já teve os dados extraviados e ainda não registrou as informações, também deve realizar o cadastro.

A partir da inclusão dos dados, as informações ficam disponíveis de imediato em todo o território brasileiro, provisoriamente, por um período de dez dias. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro desse prazo o boletim de ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias, tempo para o correntista avisar o banco, fazer o Boletim de Ocorrência e sustar os cheques.

Comerciante

O comerciante também precisa se proteger, pois é nesse ambiente que aumentam as probabilidades de prejuízos com fraudes. Essa estimativa do aumento das probabilidades foi feita com base em um estudo dos casos de fraudes confirmados, dentre os alertas apontados pelas soluções antifraudes da Serasa Experian. Retroagindo às consultas realizadas, constatou-se uma elevação de 25% de comprovação de fraudes decorrentes de alertas a consultas realizadas durante feriados prolongados.

Como identificado no estudo da Serasa Experian, os fraudadores aproveitam os feriados para agir. O golpe mais comum aplicado no comércio é o roubo de identidade, ou seja, quando a pessoa que está fazendo a compra se passa por dono do documento ou por titular das informações apresentadas. Os especialistas da Serasa Experian explicam que as perdas por fraude são irrecuperáveis e se traduzem em prejuízo certo para o empresário.

Pequenos cuidados podem ajudar uma empresa a reduzir consideravelmente os riscos de se tornar vítima de golpistas, como a simples prática de fazer a conferência da foto do documento de identificação com a pessoa que se apresenta no estabelecimento e a verificação da consistência dos dados informados. É importante que as micro e pequenas empresas, principalmente, redobrem essa atenção, pois muitas vezes, por não investirem em recursos básicos e acessíveis de proteção, podem acabar sendo alvos preferenciais, destacam os especialistas em soluções antifraudes da Serasa Experian.

Ferramentas disponíveis no mercado podem reforçar a prevenção contra a fraude, como é o caso do serviço de Alerta de Identidade da Serasa Experian (www.serasaexperian.com.br/alertadeidentidade). No momento da venda, o empresário pode fazer uma consulta ao CPF do consumidor e analisar o histórico daquele documento. A partir disso, o serviço dá uma nota de zero a mil às informações apresentadas e indica se há e qual o grau de risco para o comerciante.

A ação de golpistas e pessoas mal-intencionadas é rápida e pode causar muitos transtornos ao comércio e à população. Para ajudar ambos a se prevenirem, os especialistas da Serasa Experian sugerem algumas dicas simples que podem auxiliá-los a evitarem os golpes:

Comércio

Antes de realizar uma venda a prazo:

1ª – Peça sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação);

2ª – Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência;

3ª – Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;

4ª – Consulte alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado.

5ª – Se ainda assim o comerciante não se sentir seguro com a venda, peça que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.

Consumidor

Cuidados com os documentos:

1ª – Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas;

2ª – Não forneça ou confirme suas informações pessoais por telefone;

3ª – Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou quaisquer negócios;

4ª – Não informe os números dos seus documentos quando participar de sorteios;

5ª – Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;

6ª – Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança; fique atento às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança.

Cuidados com os cheques:

1ª – Procure deixar os cheques separados dos documentos pessoais;

2ª – Não ande com o talão de cheques ou folhas já assinadas; procure portar apenas as folhas que for precisar no dia;

3ª – Não deixe as folhas de cheques em cima do balcão da loja ou à vista de outras pessoas;
4ª – Quando for preencher o cheque utilize sempre uma caneta própria;

5ª – Evite deixar espaços em branco;

6ª – Procure sempre emitir cheques nominais e cruzados;

7ª – Anote as informações da compra no canhoto do talão.

Para saber mais, acesse o link www.serasaexperian.com.br/guia e consulte o Guia Serasa Experian de Orientação ao Consumidor – Saiba como evitar a inadimplência e garantir o seu futuro.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para facilitar e ampliar o acesso do consumidor a seus dados, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.


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