Amostra Grátis 480 x 60 - www.vendamais.com.br

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pesquisa de Expectativa Empresarial

Faturamento do varejo deve crescer menos neste Dia das Mães, mostra Serasa Experian

02/05/2012

Endividamento e inadimplência do consumidor impactam o otimismo do varejista

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Mães 2012 registra uma parcela menor de varejistas otimistas com a data. São 56% apostando que seu faturamento vai crescer, em relação a igual evento de 2011; no ano passado, essa parcela era de 59%. Para a data deste ano, 35% dos entrevistados avaliam que seu faturamento ficará estável e para 9% cairá.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Mães 2012 entrevistou 1014 empresários do varejo e foi a campo de 9 a 16 de abril.


Análise por porte


A pesquisa mostra que as grandes empresas do varejo são as mais otimistas com a data, segundo 80% de seus empresários. Nas médias, os que compartilham da mesma opinião são 72%, e nas pequenas 56%.

Análise por Região

As regiões Norte e Sul são as mais otimistas com a data, segundo 58% dos varejistas de cada uma. Na sequência estão o Nordeste (57%), Sudeste (56%) e Centro-Oeste (54%).

Presentes

De acordo com os varejistas, este ano os presentes mais ofertados serão roupas, sapatos e acessórios, 32%; eletrodomésticos, 16%; celular e smartphone, 14%; perfumaria e cosméticos 13%; flores 11%; eletrônicos 6%; joias e relógios 3%; chocolate e doces 1%; utensílios domésticos, 1%; produtos de informática, 1%; jantar/almoço em restaurante, 1% e outros 1%.

No Dia das Mães 2011, os presentes mais dados foram roupas, sapatos e acessórios, 30%; eletrodomésticos, 13%; celular e smartphone, 14%; perfumaria e cosméticos, 11%; flores, 16%; eletrônicos, 5%; joias e relógios, 3%; chocolate e doces, 2%; utensílios domésticos, 2%; jantar/almoço em restaurante, 1%; e outros 3%.

Gasto médio

Os varejistas entrevistados apontam os gastos médios com presentes neste Dia das Mãesna seguintes faixas: 23% até R$ 50; 38% de R$ 51 a R$ 100; 26% de R$ 101 a R$ 200; 6% de R$ 201 a R$ 300; 4% de R$ 301 a R$ 500 e 3% mais de R$ 500.

No Dia das Mães 2011, os gastos com presentes foram assim distribuídos: 32% até R$ 50; 37% de R$ 51 a R$ 100; 19% de R$ 101 a R$ 200; 7% de R$ 201 a R$ 300; 3% de R$ 301 a R$ 500 e 2% mais de R$ 500.

Composição das vendas

Neste Dia das Mães, 50% das vendas serão feitas à vista e 50% a prazo. Na mesma data de 2011, a composição foi 52% à vista e 48% a prazo.

Meios de pagamento

Neste Dia das Mães, as compras à vista serão compostas por dinheiro, 42%; cartão de crédito 23%; cartão de débito 21%; cheque 12%; cartão da própria loja 1% e outros 1%. As vendas a prazo serão distribuídas em cartão de crédito parcelado 53%; cheque pré-datado 23%; financiamento ou crediário 19%; cartão de débito parcelado 2%; cartão da loja parcelado 1% e outros 2%.

No Dia das Mães 2011, as compras à vista foram feitas por dinheiro 40%; cartão de crédito 25%; cartão de débito 19%; cheque 14% e cartão da própria loja 2%. Nas vendas a prazo: cartão de crédito parcelado 50%; cheque pré-datado 28%; financiamento ou crediário 14%; cartão da loja parcelado 3%; cartão de débito parcelado 2% e outros 3%.

Quantidade de parcelas

As compras com cheque pré-datado serão parceladas, em média, em quatro vezes. As com cartão de crédito, financiamentos ou crediário em seis parcelas.

Comentários

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Mães 2012 mostra o varejista com um otimismo próximo ao registrado em 2011 (59%) e o recorde de 2010 (60%). O decréscimo dessa expectativa desde 2010 é resultado da evolução do endividamento e da inadimplência do consumidor, que deixam menos recursos para o consumo.

As grandes empresas do varejo são as mais otimistas com a data. Já na análise regional, é bom observar que depois de algum tempo, o Sul volta a aparecer na primeira posição.

Os presentes que mais cresceram na expectativa de vendas, na relação Dia das Mães 2012/2011, foram roupas, sapatos e acessórios; eletrodomésticos; perfumaria e cosméticos e eletrônicos. Vale notar que produtos dependentes de crédito, de maior valor agregado, como eletrodomésticos e eletrônicos, tiveram aumento das expectativas, o que leva a crer que os consumidores menos endividados vão comprá-los .

No que diz respeito ao valor dos produtos adquiridos, na relação Dia das Mães 2012/2011, cai a parcela de até R$ 50 e aumentam as de R$51 a R$ 100, de R$ 101 a R$ 200 e acima de R$ 300, dados que são coerentes com os dos presentes.

Quanto aos meios de pagamento, na relação Dia das Mães 2012/2011, nas vendas à vista, há aumento na utilização do dinheiro e do cartão de débito. Nas compras a prazo, sobem o cartão de crédito parcelado e o financiamento / crediário. As compras parceladas contarão com prazos médios que variam de quatro a seis vezes.

De forma geral, o Dia das Mães 2012, como segunda melhor data no ano para vendas, será boa para o varejo.

Metodologia

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Mães 2012 foi a campo no período de 9 a 16 de abril, com 1.014 executivos do setor do comércio de todo o país. Essa pesquisa começou a ser desenvolvida em 2006. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.ril.

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada, até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir