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segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Tentativas de fraude envolvendo consumidores cresceram 7,7% em novembro, aponta Serasa Experian

Indicador Serasa Experian de Risco de Fraude - Consumidor – Nov/2010






Consumo maior no final do ano é chamariz para fraudadores


São Paulo, 30 de dezembro de 2010 – As tentativas de fraude envolvendo consumidores cresceram 7,7% em novembro/10 em relação ao outubro/10, atingindo o montante de R$ 639,1 milhões. Foi segundo maior valor do ano, perdendo apenas para os R$ 662,5 milhões registrados em maio último.






De acordo com os técnicos da Serasa Experian, o pagamento da primeira parcela do 13º salário e a proximidade das festas de final de ano aumenta o movimento dos consumidores no varejo, expondo-os a maiores riscos de fraudes uma vez que as oportunidades para os fraudadores aplicarem seus golpes são mais freqüentes.


Metodologia do Indicador Serasa Experian de Risco de Fraude - Consumidor


O Indicador Serasa Experian de Risco de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de três conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países; 3) valor médio das fraudes efetivamente ocorridas, registradas nas bases de inconsistências e de fraudes da Serasa Experian. O Indicador Serasa Experian de Risco de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2) e pelo valor médio das fraudes envolvendo pessoas físicas (item 3).

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