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terça-feira, 19 de julho de 2011

Fraudes com cheques

O cheque ainda é uma das formas de pagamento mais utilizadas no comércio, principalmente no varejo. Mas infelizmente estudos realizados apontam o crescimento nos últimos anos, de documentos sustados (por roubo ou furto), fraudados ou clonados.


Mecanismos para evitar tais fraudes existem, porém a tecnologia que tanta nos auxilia, também favorece ao fraudador (exemplo das máquinas copiadoras).

Existem empresas especializadas em sistemas de proteção ao crédito que ajudam a minimizar as perdas, disponibilizando na “boca do caixa” softwares e equipamentos de segurança. As informações disponibilizadas podem vir diretamente das instituições financeiras, ou por intermédio das fontes de informação cadastral 

O grande problema são das alíneas 25 (talão cancelado pelo banco) e 35 (fraude), que caso já existam ocorrências, estas não constam destes sistemas. Não é comum aos bancos o informe as empresas das situações decorrentes de talão postado e não recebido pelo correntista.

Nem todo comércio tem condições de contratar uma empresa especializada, mas ajudaria bastante. Deixar de aceitar cheques pode propiciar a perda de bons pagadores ou clientes em potencial.

Abaixo algumas orientações básicas que devem ser seguidas, quando a forma de pagamento é o cheque:

*Não aceitar cheques rasurados, e também amarelados, pois podem ser de contas inativas ou encerradas;

*Conferir se o número do banco, agência e conta corrente que aparecem no topo do cheque, sãos os mesmos destacados na linha numérica do CMC7 (ver figura acima);

*Solicitar a apresentação do cartão do banco e do RG original, verificar se os dados, a foto, e a assinatura conferem;

*Procurar fazer um cadastro dos clientes, com telefone (preferencialmente 2 fixos) e endereço (confirmá-los).

Fonte http://www.creditoativo.com/

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