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segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cheques sem fundos registram a terceira queda mensal consecutiva e recuam ao menor patamar do ano, revela Serasa Experian

Cheques sem Fundos

22/10/2012

Consumidor tem preferido quitar as dívidas e evitar novos parcelamentos

Foram devolvidos pela segunda vez por falta de fundos, em todo o país, 1,87% do total de cheques compensados em setembro de 2012, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Foi a terceira queda mensal consecutiva e o menor percentual de devolução de cheques verificado em 2012. Em agosto último, houve 1,97% de devoluções, e em setembro do ano anterior, 1,82%. Já no acumulado do ano, os cheques devolvidos registraram 2,03%, patamar maior que os 1,92% observados de janeiro a setembro de 2011.

Para os economistas da Serasa Experian, o recuo dos cheques sem fundos ante os compensados em setembro é justificado pelo fato do consumidor estar priorizando a quitação de dívidas e, assim, evitando novos parcelamentos no pré-datado.

No acumulado do ano, janeiro a setembro, a devolução de cheques por falta de fundos é superior à verificada em igual período de 2011, em decorrência do forte crescimento dos cheques não honrados no primeiro semestre deste ano.

*Veja abaixo tabela completa com os números de cheques sem fundos:  

Nos estados e regiões


Nos nove primeiros meses de 2012, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (12,03%). São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual (1,49%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques de janeiro a setembro de 2012, com 4,41%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,61%.

Veja abaixo o ranking completo com o percentual de cheques devolvidos de janeiro a setembro de 2012, por estado e região:  

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vendas na semana do Dia das Crianças crescem 7,7%, revela Serasa Experian


Nível de Atividade do Comércio
15/10/2012

Feriado prolongado fez consumidor antecipar as compras

As vendas realizadas na semana do Dia das Crianças (05 a 11 de outubro) cresceram 7,7% na comparação com igual período do ano anterior, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio - Dia das Crianças 2012. O desempenho das vendas na semana da data foi superior aos 5,8% de crescimento verificados em 2011.

As vendas realizadas no final de semana que antecedeu o Dia das Crianças (05 a 07 de outubro) tiveram, por sua vez, uma elevação de 4,2% ante o final de semana equivalente de 2011 (07 a 09 de outubro). No ano anterior, os consumidores preferiram ir às compras no fim de semana, o que resultou, na ocasião, em uma elevação de 8%.

Na cidade de São Paulo
As vendas na capital paulista para o Dia das Crianças acompanharam o ritmo nacional. Na semana da data houve um avanço nas vendas de 7,8%, enquanto no ano anterior, em igual período, o crescimento foi de 4,8%. Quanto ao final de semana, as vendas cresceram 3,9%, percentual menor que os 8,0% verificados na cidade no final de semana correspondente de 2011.

Para os economistas da Serasa Experian, o Dia das Crianças 2012 trouxe certo ânimo para o varejo, depois de um ano fraco. O feriado prolongado levou o consumidor, em todo o país, a antecipar as compras para a data.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 05 a 11 de outubro de 2012 e comparadas às consultas realizadas no período de 05 a 11 de outubro de 2011; e as do período de 05 a 07 de outubro de 2012, e comparadas às do período de 07 a 09 de outubro de 2011.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Registrar alerta sobre roubo ou perda de documento no feriado previne fraudes, orienta Serasa Experian

Notícias
11/10/2012


Comércio também precisa ficar atento para não ter prejuízo que pode aumentar em 25% nos feriados; cuidados simples podem ajudar consumidores e comerciantes a se prevenirem contra os golpistas

Amanhã, 12 de outubro, é feriado de Nossa Senhora Aparecida, data em que também é comemorado o Dia das Crianças. Nos feriados é comum aumentar o fluxo de pessoas nos centros comerciais das cidades do país, por isso, é a hora em que o comércio aproveita para ampliar suas vendas. Apesar disso, os especialistas em soluções antifraudes da Serasa Experian alertam para que o comerciante e o consumidor tenham cuidado redobrado para não sofrerem prejuízos com fraudes.

Muitas vezes, o consumidor que tem seu documento extraviado deixa de tomar cuidados fundamentais. Qualquer pessoa que tiver um documento roubado ou perdido no final de semana prolongado pelo feriado de 12 de outubro, além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O), deve registrar gratuitamente um alerta no Serviço de Documentos Roubados da Serasa Experian para bloquear os documentos com o objetivo de prevenir que eles sejam utilizados por golpistas. Segundo levantamentos da empresa, o risco de ser vítima de fraude é dobrado para o consumidor que tem seus documentos extraviados.

O registro do extravio de folhas de cheques e documentos, como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor, pode ser feito de maneira prática e segura pela internet, no endereço www.serasaconsumidor.com.br/gratuito_roubados.html, ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor, no número (11) 3373 7272, que funciona os 7 dias da semana, das 8h às 21h. Se alguém já teve os dados extraviados e ainda não registrou as informações, também deve realizar o cadastro.

A partir da inclusão dos dados, as informações ficam disponíveis de imediato em todo o território brasileiro, provisoriamente, por um período de dez dias. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro desse prazo o boletim de ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias, tempo para o correntista avisar o banco, fazer o Boletim de Ocorrência e sustar os cheques.

Comerciante

O comerciante também precisa se proteger, pois é nesse ambiente que aumentam as probabilidades de prejuízos com fraudes. Essa estimativa do aumento das probabilidades foi feita com base em um estudo dos casos de fraudes confirmados, dentre os alertas apontados pelas soluções antifraudes da Serasa Experian. Retroagindo às consultas realizadas, constatou-se uma elevação de 25% de comprovação de fraudes decorrentes de alertas a consultas realizadas durante feriados prolongados.

Como identificado no estudo da Serasa Experian, os fraudadores aproveitam os feriados para agir. O golpe mais comum aplicado no comércio é o roubo de identidade, ou seja, quando a pessoa que está fazendo a compra se passa por dono do documento ou por titular das informações apresentadas. Os especialistas da Serasa Experian explicam que as perdas por fraude são irrecuperáveis e se traduzem em prejuízo certo para o empresário.

Pequenos cuidados podem ajudar uma empresa a reduzir consideravelmente os riscos de se tornar vítima de golpistas, como a simples prática de fazer a conferência da foto do documento de identificação com a pessoa que se apresenta no estabelecimento e a verificação da consistência dos dados informados. É importante que as micro e pequenas empresas, principalmente, redobrem essa atenção, pois muitas vezes, por não investirem em recursos básicos e acessíveis de proteção, podem acabar sendo alvos preferenciais, destacam os especialistas em soluções antifraudes da Serasa Experian.

Ferramentas disponíveis no mercado podem reforçar a prevenção contra a fraude, como é o caso do serviço de Alerta de Identidade da Serasa Experian (www.serasaexperian.com.br/alertadeidentidade). No momento da venda, o empresário pode fazer uma consulta ao CPF do consumidor e analisar o histórico daquele documento. A partir disso, o serviço dá uma nota de zero a mil às informações apresentadas e indica se há e qual o grau de risco para o comerciante.

A ação de golpistas e pessoas mal-intencionadas é rápida e pode causar muitos transtornos ao comércio e à população. Para ajudar ambos a se prevenirem, os especialistas da Serasa Experian sugerem algumas dicas simples que podem auxiliá-los a evitarem os golpes:

Comércio

Antes de realizar uma venda a prazo:

1ª – Peça sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação);

2ª – Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência;

3ª – Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;

4ª – Consulte alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado.

5ª – Se ainda assim o comerciante não se sentir seguro com a venda, peça que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.

Consumidor

Cuidados com os documentos:

1ª – Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas;

2ª – Não forneça ou confirme suas informações pessoais por telefone;

3ª – Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou quaisquer negócios;

4ª – Não informe os números dos seus documentos quando participar de sorteios;

5ª – Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;

6ª – Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança; fique atento às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança.

Cuidados com os cheques:

1ª – Procure deixar os cheques separados dos documentos pessoais;

2ª – Não ande com o talão de cheques ou folhas já assinadas; procure portar apenas as folhas que for precisar no dia;

3ª – Não deixe as folhas de cheques em cima do balcão da loja ou à vista de outras pessoas;
4ª – Quando for preencher o cheque utilize sempre uma caneta própria;

5ª – Evite deixar espaços em branco;

6ª – Procure sempre emitir cheques nominais e cruzados;

7ª – Anote as informações da compra no canhoto do talão.

Para saber mais, acesse o link www.serasaexperian.com.br/guia e consulte o Guia Serasa Experian de Orientação ao Consumidor – Saiba como evitar a inadimplência e garantir o seu futuro.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para facilitar e ampliar o acesso do consumidor a seus dados, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.


Serasa Experian realiza 2º Feirão Limpa Nome.


Notícias

Serasa Experian realiza 2º Feirão Limpa Nome na próxima semana em São Paulo, com oportunidade de desconto na negociação de dívidas

11/10/2012

O evento que será realizado no Expo Center Norte vai incluir palestras gratuitas e distribuição de gibi sobre orientação financeira; Consumidor pode tirar dúvidas pelo telefone 11 3373-7272

De 17 a 20 de outubro acontece a 2ª edição do Feirão Limpa Nome em São Paulo, uma realização do SerasaConsumidor para auxiliar os consumidores na negociação de dívidas vencidas. Cinco instituições participam do evento no Expo Center Norte durante os quatro dias, das 9h às 17h, e estarão à disposição dos consumidores exclusivamente para negociação de débitos em atraso.

As instituições participantes da 2ª edição do Feirão Limpa Nome de São Paulo são Caixa, Losango/HSBC, PanAmericano, Santander e AES Eletropaulo. Os consumidores que têm débitos pendentes com essas instituições devem comparecer com o CPF e um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho) no evento. Apenas consumidores com dívidas em atraso com essas cinco instituições terão oportunidade de renegociação no Feirão.

Todas as parceiras do Feirão Limpa Nome irão oferecer condições personalizadas a seus clientes para a renegociação de suas pendências financeiras. Para isso, as instituições terão à disposição diferentes ferramentas de recuperação da Serasa Experian, o que lhes permitirá uma análise detalhada da situação de cada consumidor.

Os consumidores poderão tirar dúvidas sobre o Feirão pelo telefone 11 3373-7272. O SerasaConsumidor também preparou um conjunto de informações com orientação e dicas para uma negociação bem sucedida, disponível no site http://www.serasaconsumidor.com.br/feiraolimpanome/

“O sucesso do primeiro Feirão Limpa Nome, realizado em julho, nos leva a promover esta segunda edição aqui em São Paulo, para beneficiar milhares de famílias no restabelecimento do crédito e influenciar positivamente a economia do país por meio da aproximação entre o consumidor endividado e seu credor para promover a renegociação”, afirmou Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e Experian América Latina.

Planejado para oferecer conforto e segurança aos consumidores, o evento proporcionará palestras gratuitas de educação financeira, ministradas por voluntários da Serasa Experian, especializados em consumo consciente e gestão de divida. Além disso, o Procon-SP participará do evento com palestras sobre psicologia econômica e dará informações sobre o Programa de Atendimento aos Superendividados. Haverá também um espaço adequado destinado à recreação das crianças, que receberão o gibi de educação financeira “Dinheiro não é brincadeira”.

Os participantes também poderão preencher, no estande do SerasaConsumidor, o termo de adesão ao Cadastro Positivo, por meio do qual autorizam a Serasa Experian a anotar o seu histórico de pagamentos.

O Feirão Limpa Nome é uma iniciativa do SerasaConsumidor, que oferece serviços exclusivamente aos consumidores. Essa nova frente tem o objetivo de equilibrar as relações de consumo, facilitar a negociação entre o cliente e o credor, educar financeiramente a população e oferecer serviços de informação para uma melhor tomada de decisão no momento da compra.

Agenda

Feirão Limpa NomeDe 17 a 20 de outubro de 2012Horário: das 9h às 17hImprescindível levar CPF e documento de identidadeLocal: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho – São PauloRua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - CEP: 02055-000 - São Paulo / SP

Estação Tietê do Metrô
Telefone para que consumidores possam tirar dúvidas: 11 3373-7272

Site: http://www.serasaconsumidor.com.br/feiraolimpanome/

Haverá triagem para melhor qualidade do atendimento, franqueando o acesso aos consumidores com pendências com as instituições participantes. Dentro do Feirão, consumidores receberão senha de atendimento.