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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Gasto dos brasileiros com cheque é 70% maior do que com cartão de crédito


Os brasileiros gastaram 70% a mais com cheques do que com cartão de crédito, no primeiro semestre de 2011. No período, as transações com cheques chegaram a R$ 511,6 bilhões, enquanto o volume total movimentado com cartões de crédito foi de R$ 301,8 bilhões.


Os dados do levantamento realizado pela Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) e divulgado nesta terça-feira (20) mostram que o valor médio gasto no cartão de crédito foi de R$ 78,81, enquanto que o valor médio de cada cheque compensado foi de R$ 1.005,53.

De acordo com a amostragem, o valor elevado das parcelas faz com que os cheques se tornem mais viáveis, pois, além da taxa de administração cobrada pelas operadoras, poucas pessoas possuem limite alto no cartão de crédito. Outro fator que colabora para o aumento do uso de cheques e do valor médio das transações é a emissão de cheques administrativos.

Transações

O número total de transações feitas com cartões de crédito é 7,5 vezes (653%) mais elevado do que a quantidade de cheques compensados no período, sendo 3,8 bilhões contra 508,8 milhões.

De acordo com o levantamento, a média mensal de estoque de cartões de crédito no primeiro semestre foi de 646 milhões, o que dá 3,4 unidades por brasileiro.

Fonte: Info Money Pessoal
http://www.varejista.com.br/










terça-feira, 6 de setembro de 2011

Consumidor que tem documento roubado ou perdido tem o dobro de chances de ser vítima de fraudes

Risco aumenta em vésperas e durante feriado. Serasa Experian firmou parceria com o HSBC para deixar disponível aos clientes da instituição o serviço de cadastramento de documentos roubados para protegê-los contra o uso indevido de seus dados

São Paulo, 5 de setembro de 2011 – Quem teve documentos roubados ou perdidos já comprovou que a dor de cabeça de cabeça de tirar uma nova via não é nada comparada com os transtornos de ser surpreendido por cobranças indevidas e descobrir que outra pessoa está utilizando seus dados para efetuar compras. Segundo levantamentos da Serasa Experian, o risco de ser vitima de fraude é 120% maior para quem tem um de seus documentos roubados, perdidos, extraviados ou clonados. Os estudos apontam ainda que as fraudes aumentam 25% em vésperas e durantes os feriados.

Desde 2007, a Serasa Experian mantém gratuitamente à disposição do consumidor o Serviço de Documentos Roubados. Quem for vítima de roubo ou perder seus documentos pode cadastrar de maneira prática e segura cheques e documentos como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor.

Diante do risco de fraude, a Serasa Experian e o HSBC firmaram uma parceria para deixar disponível o serviço de documentos roubados com o objetivo de proteger os clientes da instituição contra os golpes. “Muitas vezes a pessoa que tinha seus dados roubados avisava o banco, mas não conseguia alertar o mercado em geral. Se o consumidor cadastrar as informações no serviço da Serasa Experian, automaticamente todos os clientes que utilizam nossas soluções recebem uma mensagem alertando que aquele documento foi roubado”, diz o gerente de soluções antifraudes da Serasa Experian, Celso Rodrigues.

Os clientes do HSBC que tiverem seus documentos roubados, perdidos, extraviados ou clonados podem fazer o registro da ação no banner do serviço do site www.hsbc.com.br. Para fazer o cadastramento diretamente na Serasa Experian basta entrar no link www.serasaexperian.com.br/servicos/cadastro/ ou ir até uma das agências espalhadas por todo o Brasil.

Após a realização do cadastro, a informação é disponibilizada provisoriamente por um período de dez dias. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro de dez dias um boletim de ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. A partir do cadastramento, de imediato as informações ficam disponíveis em todo o território brasileiro e só deixam o banco de dados da Serasa Experian após o pedido do consumidor. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias, tempo para o correntista avisar o banco, fazer o boletim de ocorrência e sustar os cheques.

Quem já teve os documentos roubados, fez Boletim de Ocorrência, e ainda não registrou as informações no serviço da Serasa Experian, também pode fazer o cadastramento. Essas medidas podem evitar que seus documentos sejam usados em golpes futuros.

Comércio – Saiba como se proteger contra fraudes e golpes

Assim como o consumidor, o comércio também pode ser vítima de fraude, como atender em sua empresa golpistas se passando por consumidores que tiveram seus documentos roubados ou perdidos. Para auxiliar o comerciante, a Serasa Experian mantém o serviço Alerta de Identidade. Por meio dele, o lojista informa o CPF do cliente e a Serasa Experian fornece uma nota de risco para essa transação. Ao fazer uma consulta por meio do serviço, o lojista evita a utilização indevida de dados e protege a identidade do titular legítimo dos documentos apresentados para o pedido de financiamento, garantindo que aquela transação foi realmente requerida e autorizada pelo consumidor. E, mais importante para seu negócio, evita um prejuízo certo.

De acordo com o gerente de soluções antifraudes da Serasa Experian, Celso Rodrigues, pequenas atitudes podem ajudar a reduzir as tentativas de golpes. “Se o comerciante conseguir identificar que aquele documento não é da mesma pessoa que se apresenta na loja, ou que os dados informados são inconsistentes, as chances de ele evitar prejuízos aumentam consideravelmente”.

Rodrigues dá as principais dicas para o empresário se precaver. “Peça sempre dois documentos originais e verifique se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras; confirme a relação de endereço e telefone e analise atenciosamente o comprovante de residência com o nome apresentado nos documentos”, diz. Se ainda assim o empresário não estiver totalmente seguro, o gerente da Serasa Experian recomenda que o ideal é pedir que uma parte do pagamento seja feito à vista, ou até decidir pela venda somente à vista.

Para mais informações sobre a solução de prevenção a fraudes da Serasa Experian acesse www.alertadeidentidade.com.br