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terça-feira, 30 de novembro de 2010

Veja como é fácil e seguro negativar sua carteira de dívidas vencidas e não pagas!


Proteja-se , saiba como negativar sua carteira de dívidas vencidas e não pagas de forma eficaz e econômica, liberado também para o Setor Educacional (Escolas, Faculdades, Universidades, etc)

Inclusão de devedores na Base de dados Serasa
Pefin – Pendências Financeiras
O Que é o PEFIN:

O Pefin é uma solução utilizada para informar ao cliente inadimplente a existência de pendências financeiras. As informações obtidas por meio do Pefin constituem um banco de dados com anotações de dívidas vencidas e não pagas de consumidores e empresas.
Os dados armazenados no Pefin ficam disponíveis para consulta para apoio às suas decisões de crédito ou negócios.

A eficiência das informações desse banco está em sua atualização constante, garantida pelo compartilhamento de dados entre os participantes.

 Com o Pefin, sua empresa também otimiza a etapa de cobrança para empresas de diversos segmentos. Antes de disponibilizar para consulta qualquer pendência financeira, a Serasa Experian envia ao devedor uma carta-comunicado, que notifica o débito e oferece a possibilidade de regularização da pendência.

Há a possibilidade de inclusão de um boleto bancário na carta-comunicado endereçada aos devedores, o que pode agilizar a quitação da dívida.


Entre em contato e conheça mais a respeito:


ATK - SISTEMAS DE CONSULTAS DE CRÉDITO
Gilson Costa Brito - ATK/Serasa
Rua Veriano Pereira, 63- cj 91 - Saúde
04144-030 - São Paulo - SP
Tel:(11)5584-0801  Fax:(11)5078-8529
e-mail: gilson@atk.com.br

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Indicador Serasa Experian - Inadimplência com cheques mantém queda e é a menor em seis anos

INDICADOR SERASA EXPERIAN DE CHEQUES SEM FUNDOS- OUT/2010
Apertado, consumidor tem preferido utilizar cartão de crédito em suas compras
São Paulo, 18 de novembro de 2010 A inadimplência com cheques continua apresentando queda. Durante os dez meses de 2010, foram devolvidos 1,78% de cheques no país, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Considerando o acumulado de janeiro a outubro, foi o menor percentual verificado desde 2004, quando retornaram 1,58% de cheques.
Ainda de acordo com o levantamento, em outubro 1,56% dos cheques compensados foram devolvidos por falta de fundos. Foi o menor valor registrado desde janeiro de 2005. Na ocasião, houve 1,53% de devoluções.
Os recuos seguidos no percentual de cheques devolvidos se devem, principalmente, à preferência do consumidor em utilizar cartões de crédito, tanto nas vendas à vista quanto nas vendas a prazo. O cartão de crédito ganha espaço por suas facilidades e aceitação generalizada, por oferecer a possibilidade de amortização mínima, na modalidade rotativo, e por financiar as compras do consumidor em prazos cada vez mais longos. Esta reestruturação no uso do cheque não corresponde a nenhuma conjuntura econômica e sim a uma adaptação dos hábitos do consumidor, ante o endividamento crescente.
A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue caindo neste final de 2010 e sofra alguma pressão no 1º trimestre de 2011, em razão das compras do consumidor neste Natal.
*Confira abaixo tabela com os números de cheques devolvidos e compensados.
Nos estados e regiões      

De janeiro a outubro, o Amapá foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (10,93%). São Paulo, por sua vez, foi o estado com o menor percentual (1,34%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos dez primeiros meses do ano, com 4,02%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,45%. 
Veja abaixo o ranking completo com o percentual de cheques devolvidos de janeiro a outubro de 2010, por Estado.


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Serviço Gratuito - Atendimento ao Cidadão:

Consultar CPF ou CNPJ:

Para consultar seu CPF ou CNPJ, basta que você encaminhe uma carta para a Serasa Experian, localizada à Rua Antonio Carlos, 434, Cerqueira Cesar – CEP 01309-010. Os seguintes dados são necessários:

Pessoa Física
  • - Detalhar na carta as informações desejadas.
  • - Assinar e identificar com número de CPF e RG.
  • - Informar endereço completo para resposta.
  • - Encaminhar, com a carta, cópia autenticada de CPF e  RG ou obter reconhecimento de firma da sua assinatura aposta na carta.
Pessoa Jurídica
  • - Detalhar as informações desejadas, em papel timbrado da empresa ou com carimbo contendo o CNPJ.
  • - Endereço completo para resposta.
- Assinatura do responsável pela empresa, desde que conste nos seguintes documentos que deverão ter cópias autenticadas anexadas ao pedido à Serasa Experian:

Empresas Ltda.: contrato social ou alteração contratual.
Empresas S.A.: estatuto social/ata.
Firma Individual: documento de constituição.

Veja aqui como regularizar sua pendência:

 

Obs.: Caso seja no SPC (ACSP) acesse: http://www.acsp.com.br/apoioaoconsumidor/               


Cuidado com
E-mails Impróprios
A Serasa integra o comitê anti-Spam da Camara-e.net.
        

 Cordialmente, 

Depto. Comercial - ATK
Rua Veriano Pereira, 63 - cj.91 - Saúde
04144-030 - São Paulo - SP
Tel:(11)5584-0801 - Fax:(11)5078-8529
e-mail: gilson@atk.com.br

 

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Não durma no ponto ? Mantenha contato com seus clientes!

Vendas
Não durma no ponto ? Mantenha contato com seus clientes! 

Muitos gestores se esquecem disso e constantemente cometem erros que lhe custam boas, e grandes, vendas! Na pressa de atingir novos clientes acabam se esquecendo de cuidar dos já usuais clientes, ignorando uma das maiores verdades em vendas e marketing: seus melhores prospects são seus melhores clientes. Para vender um produto/serviço para um novo cliente gastamos em média de seis a oito vezes mais do que vender o mesmo produto/serviço para um já cliente!

A importância de prospectarmos constantemente novos compradores para nossa empresa não se discute e deve ser colocada em prática todos os dias. Mas isso não pode nos impedir de dar atenção aos nossos clientes já ?conquistados?... é um trabalho de jardineiro: temos que regar a planta constantemente para que ela continue viva e saudável.

Os exemplos de empresas que gastam milhões (entre dinheiro e tempo) para atrair novos clientes e se esquecem de cuidar deles após alguns meses são muitos. Mas para que você consiga adaptar a estratégia para o seu negócio, vamos citar como exemplo as empresas de automóveis: vemos propagandas dos novos carros na revista, no jornal, na televisão, no rádio... propagandas caras, bonitas, bem desenvolvidas. Aí vamos numa concessionária e nos atendem bem, o vendedor é simpático, tomamos água, suco, as crianças ganham balão de ar, fazemos test-drive, negociamos o preço e... fechamos a compra! Mas é batata: se, por algum motivo, a entrega do seu carro atrasar, o vendedor de quem você comprou vai sumir. Mais ainda: depois que você pegar o carro, você provavelmente receberá uma carta padrão da empresa, agradecendo a compra e... só.

Silêncio. Não entram em contato nem para oferecer os serviços extras, imaginem para saber se está tudo bem com o carro ? e com você. Olhe a oportunidade que estão perdendo! O contato constante permite vender outras coisas além do produto/serviço inicial adquirido. Chamamos isso de ?cross-sell? ? que é quando vendemos outras coisas para os mesmos clientes, aproveitando o contato (a famosa venda cruzada). Ou ainda, ?up-sell?, quando vendemos a mesma coisa para o mesmo cliente, só que numa versão melhor, mais atual e, de preferência, que custa mais (ou tem margem maior).

Se o cliente está satisfeito e confia na sua empresa, ele dará preferência para comprar outros produtos/serviços de você. No caso do automóvel, ele preferirá fazer a troca de óleo ou os pneus no mesmo local onde comprou o carro, mesmo que seja um pouco mais caro. A mesma coisa acontece com seguros, restaurantes, escolas, telefonia, bancos (é absurdo o quanto os bancos gastam para atrair clientes e depois nem se quer se preocupam em mantê-los!), etc. A maioria das empresas só entra em contato com seus clientes através da conta para pagamento.

Como um estudioso de marketing direto, isso realmente me impressiona, pois é impossível não entender que a rentabilidade das vendas para clientes já atraídos seja maior do que a das vendas feitas para novos clientes. A idéia principal de prospectar novos clientes é justamente para que eles se tornem constantes usuários/compradores dos nossos produtos e serviços. Mas com o tempo, as empresas se esquecem disso e acham que têm de prestar atenção apenas no número de pessoas que entram no banco de dados, e não também no número de pessoas que saem.

Além disso, com os seus clientes atuais, você pode desenvolver uma estratégia de confiança muito mais real e consistente do que uma bonita propaganda de atração pode adquirir. Com o tempo, você passa a conhecer seus clientes, seus desejos, problemas e expectativas, podendo oferecer soluções integradas dentro do seu mix de produtos/serviços.

Há várias maneiras de manter o contato com seus clientes: telefone, visitas pessoas, mala-direta. Podemos ainda fazer uso do e-mail, que é mais barato, fácil e rápido. Mas é muito (muito!) importante que você de fato estude seus clientes e trace uma estratégia de comunicação efetiva e agradável. Como o e-mail é uma ferramenta barata, muitas empresas acabam utilizando-o mal, enviando ofertas, fazendo propagandas a cada dois dias etc. Esse tipo de comunicação só irá piorar a imagem da empresa.

Por exemplo, você pode enviar: um e-mail/carta uma vez por mês para seus assinantes com as ofertas da empresa para aquele período. Mas tente fazer isso de forma segmentada. Ainda utilizando o exemplo de automóveis: não adianta oferecer desconto no pneu da caminhonete para clientes que compraram carro 1.0. Um e-mail/carta em forma de newsletter com artigos, notícias, histórias interessantes que tenham relação com o produto/serviço que o cliente adquiriu. Por exemplo, mandar um artigo sobre os avanços no combustível, como testar sua qualidade para os compradores de carro. Eles certamente vão se surpreender ao recebem essa comunicação, pois mostra que a empresa está de fato se preocupando com eles, valorizando a relação que têm.

A venda não acaba no ?sim?. Ela vai muito além disso, e é de responsabilidade dos gestores implementar essa cultura dentro da empresa. Atrair clientes e não mais dar atenção ajudará apenas para que eles procurem o concorrente.

Não se esqueça (e não deixe que alguém da empresa esqueça) que seus clientes atuais são seus melhores prospects. Vender para eles é mais fácil e mais barato. Por isso, será que você está se comunicando com seus clientes o suficiente para não deixá-los escapar?

http://www.alshop.com.br/blog_vend.asp?ID_SHOW=7

Autor: Raul Candeloro 
Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo pelo Babson College, Raúl Candeloro é palestrante e editor das revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®, além de autor dos livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço e Criatividade em Vendas.

Site do Autor:
http://www.vendamais.com.br/

RECEBIMENTO DE CHEQUES! - DICAS IMPORTANTES - CONSULTAS ATRAVÉS DO CMC7

Para maior segurança, recomendamos que digite as consultas de cheques sempre através do CMC-7 (que são aqueles números que ficam no rodapé do cheque).  

Veja a explicação abaixo:

CMC7 do Cheque

O que é CMC7 ? 

CMC7 significa Caracteres Magnéticos Codificados em 7 barras.
Também é chamada de banda magnética ou linha2 do cheque.É apenas mais um padrão de código de barras, porém com uma particularidade, a impressão tem que ser com toner magnético.
Além da impressão com toner magnético, outra forma de dificultar a falsificação é a validação dos 3 dígitos verificadores contidos no CMC7.

Os separadores dividem o CMC7 em três bandas.
Ex:

Primeira Banda                        Segunda Banda                       Terceira Banda
75642387                                  0330001855                             900052800109
______________________________________________________________________

Primeira Banda
756 4238 7
756                          Código do Banco
4238                        Código da Agência/Cooperativa
7                             Dígito verificador da Segunda Banda – C1
______________________________________________________________________

Segunda Banda
033 000185 5  
033                         Código da câmara de Compensação - localidade
000185                    Número do cheque
5                             Tipificação do cheque (5 – Comum 6-Bancário 7 – Salário 8– Administrativo 9 –CPMF) – C2
______________________________________________________________________
Terceira Banda
9 0005280010 9
9                                Dígito verificador da primeira banda
0005280010                Número da Conta
9                                Dígito verificador da terceira banda



Atenção: Quando aparecer alguma informação na resposta da consulta que não entenderem, entre em contato conosco em horário comercial através do telefone 11- 5584-0801 fornecendo o número da consulta para orientá-lo. Pois, enxergaremos a sua mesma consulta.
Boas Vendas e conte sempre com o apoio da equipe da ATK para sua venda segura!

JMB TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO LTDA

RECEBIMENTO DE CHEQUES ! - DICAS IMPORTANTES

     ATK SISTEMAS DE CONSULTAS DE CRÉDITO 
      

Ainda é uma boa opção para aceitá-los, desde que tenha um correto procedimento no recebimento.
Pesquisas recentes elaboradas pela SERASA, mostram que de cada 1000 cheques compensados, 18 são devolvidos por motivo de sem fundos, furto/roubo, sustação, adulteração, clonagem e outras irregularidades. Isso representa 1,82%, bem menos do que a taxa cobrada de administradoras de cartões de crédito. Mas, conforme pesquisa realizada junto aos nossos clientes, isso pode baixar perto de 0,2%, desde que, tenha um procedimento correto na hora de receber o(s) cheque(s).
Sendo assim, abaixo repassamos algumas “dicas” que poderão ajudar também sua empresa nesse aspecto. Pois, nossa consulta de CHEQUE está mais completa e com informações importantes para uma minuciosa análise.

      Como o cheque isoladamente não prova nada, solicite sempre ao cliente:

  1. O cartão bancário para conferência da assinatura e dados do cheque (agência, conta e nome)
  2. O documento de identidade do cliente (RG ou Carteira de Motorista). Ele é indispensável para comparação da assinatura, foto, data de nascimento e o nome da mãe.
Obs.: Nem sempre a assinatura é igual no cheque. Saliente ao cliente que essa checagem é para segurança principalmente dele. Pois, pode outra pessoa ter roubado/furtado seus documentos e cheque e tentar se passar por ele no momento da compra.
Recomendamos deixar em lugar visível (display perto do caixa) a seguinte mensagem:
“Aceitamos cheques, desde que:
  1. Seja de pessoa física e esteja presente o correntista
  2. Seja apresentado o cartão do Banco e documento de identidade
  3. Seja realizado consulta de verificação de restrições”

No momento da consulta:

Digite sempre o CMC-7 (veja abaixo o que é CMC-7) e o número do telefone (informado pelo cliente). Se não tiver telefone, solicite o CEP de seu endereço. E cruze essas informações, com as que o cliente lhe informar. Pois, na resposta da consulta além de mostrar as restrições (caso tenha) mostrará o endereço de instalação do telefone (se é comercial ou residencial) e os últimos 5 números de telefones fornecidos pelo cliente em consultas anteriores, e também o endereço e telefone do Banco sacado (confira com o cheque).
A consulta do CHEQUE, traz também o registro da quantidade de acessos ao documento consultado por outras empresas e a respectiva data em que foram realizados, nos últimos 90 dias.
Desta forma, sua empresa passa a ter muito mais segurança no recebimento de cheques e diminuição no risco de fraudes.

IMPORTANTE:
Esses Bancos já estão OnLine: Unibanco, Banespa, Santander Brasil, Santander Meridional e Banrisul , ou seja, quando realiza a consulta, ela vai até a conta-corrente do cliente checar:
·  CONTA E AGENCIA ATIVAS
·  CONTA ENCERRADA
·  CONTA INATIVA
·  DOC CONSUL. NÃO CONFERE COM TITULAR CTA
·  Data de abertura ou encerramento da conta (DDMMAAAA)
Veja em nosso site, modelo de resposta de consulta: http://www.atk.com.br/site_usuarios-ex-recheque2.htm

 

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Aceitar cheque ou não, cabe ao comerciante

Muitos consumidores ainda preferem usar o velho e bom cheque para quitar suas compras. Alguns fornecedores até estimulam seus clientes a pagarem com cheque, oferecendo como vantagem o parcelamento com pré-datados. Dessa forma, evitam pagar as taxas cobradas pelas administradoras de cartões de crédito e débito, que podem ser de até R$ 5 por transação.


A importância do cheque como meio de pagamento é comprovada pelos números do Banco Central (BC). Em 2008, (os dados de 2009 ainda não foram liberados), eles totalizaram R$ 2,232 trilhões enquanto os pagamentos com cartões, meio em crescimento, ficaram em R$ 387,8 bilhões. "O dinheiro em espécie é ainda o meio mais usado pelo consumidor no varejo. Ele representa 75% do total", ressalta Marcel Solimeo, economista-chefe e superintendente institucional da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). "Mas o cheque tem muito espaço para crescer. Ele pode até perder sua importância relativa, mas não em número absoluto."

Informações – Aceitar cheque não é obrigatório, mas, por ser uma prática comercial, o estabelecimento que não aceitar esse meio de pagamento deve informar as regras de maneira ostensiva em seu estabelecimento, de preferência com cartazes e não apenas no caixa. A informação é direito básico do consumidor, conforme o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor (CDC). "Hoje, o lojista é mais cauteloso na aceitação do cheque e tem fontes de informação para receber com segurança, como o SOS Cheque da ACSP", diz Marcelo Solimeo. Segundo ele, as empresas ainda falham no treinamento de funcionários que recebem o pagamento. Além disso, as regras para a aceitação têm de ser claras para não constranger o consumidor.

"Se aceitar cheque, o comerciante não pode impor regras absurdas. Uma delas é com relação ao tempo de conta corrente", informa Valéria Cunha, assistente de direção do Procon-SP. Esse procedimento é passível de fiscalização e autuação pelo órgão público de defesa do consumidor.

Mas o comerciante pode recusar o cheque, se o emitente não lhe apresentar os documentos que comprovem ser o seu verdadeiro dono, como pode exigir a apresentação do cartão do banco para conferência. Podem ser recusados cheques de terceiros e de pessoas jurídicas. "Quanto ao valor do cheque, não há regra que determine mínimos e máximos", salienta Valéria Cunha. 

Pré-datado – O cheque pré-datado é um meio de pagamento muito usado pelo consumidor e estimulado pelos comerciantes, razão pela qual mereceu uma Súmula (370) do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com ela, o STJ formalizou o entendimento de que o cheque pré-datado não pode ser apresentado ao banco antes da data acertada entre consumidor e  fornecedor. Caso isso ocorrer, cabe indenização por dano moral e financeiro, mesmo que o título tenha sido descontado. Ou seja, a súmula confirmou o que já era lugar-comum: o cheque pré-datado é uma forma de financiamento.

Mesmo com jurisprudência consolidada sobre o assunto, as instâncias inferiores da Justiça não foram engessadas com a súmula. Os juízes poderão continuar decidindo com base na Lei do Cheque.

Essa lei (7.357/85) não foi alterada, ou seja, cheque continua sendo um título para pagamento à vista e pode ser depositado a qualquer momento, mesmo que tenha sido pré-datado. Portanto, se for depositado antes da data acordada, não motiva indenização ao emitente. Mas a Súmula 370 vai acabar influenciando as decisões das instâncias inferiores, porque se o processo chegar ao STJ, a decisão será baseada naquele documento.

Regulação – O Banco Central busca aumentar a segurança do meio de pagamento cheque e, em setembro, colocou em audiência pública minuta de resolução sobre fornecimento de cheques a correntistas, oposição ao seu pagamento, devolução pela instituição financeira e cadastro nacional de ocorrências com cheques. Uma segunda minuta do BC estabelece os motivos para a devolução de cheques e altera a descrição e a especificação já existentes. Entre os problemas mais comuns, destaca-se a emissão de cheques sem fundos, cancelamentos e sustações fraudulentas.

Atualizado em 18/02/2010 10:38:37
Publicado em 18/02/2010 10:37:12
por Diário do Comércio